terça-feira, 10 de maio de 2011

Entrevista





Gente, que saudades de postar aqui! Tenho que tomar vergonha na cara e voltar a postar... haha


Bom, uma amiga minha (Lisandra Carvalho), faz faculdade de rádio e tv e semana passada estava fazendo um trabalho sobre os males da fama, os músicos que se suicidam (pegaram o caso do Kurt Cobain do Niravana), os fãs que seguem modelos dos ídolos, etc. Ela pediu para eu dar uma entrevista como estudante de psicologia pra complementar o trabalho e eu aceitei.


Adorei a experiência, foi muito bom, apesar de ter sido muito difícil gravar...eu gostei bastante do resultado da parte escrita e resolvi compartilhar com vocês, como ficou muito grande, vou postar uma pergunta de cada vez.


Pra quem acompanha o blog, provavelmente vai se deparar com muitas coisas de posts anteriores (tem tudo a ver com fama, tribos, etc...). 
É sempre bom quando vocês comentam e dão um feedback!


~*~



1 – Por que muitos artistas não suportam a fama e acabam usando drogas, bebendo, fumando e em casos mais extremos se suicidando? Quais são os malefícios da fama? É tão pesado assim ou varia de pessoa pra pessoa.
Claro que não posso generalizar, afinal, ninguém é igual a ninguém. Mas, na minha opinião, hoje em dia, ninguém mais quer ser anônimo. As pessoas querem ser poderosas e famosas, e fazem qualquer coisa para conseguir isso.
Podemos perceber que hoje vivemos em uma sociedade narcisista, ou seja, as pessoas são muito centradas em si mesmas. O passado perdeu o valor, as ideologias enfraqueceram, as expectativas diminuíram. Isso pode ser por causa das modificações sociais e culturais, a proliferação de imagens, o culto ao consumo, além de alterações nos relacionamentos sociais e familiares (O modelo de família não é mais necessariamente o pai provedor e a mãe cuidadora).
 A pessoa narcisista precisa estar sempre na companhia de uma audiência que a admira, puxa-sacos de plantão, que massageiem seu ego e validem sua auto-estima. Por terem dificuldade em manter relacionamentos, eles encontram maior facilidade em se satisfazer com relações parassociais (fora do convívio e do vínculo social). Talvez por não serem relações profundas, só precisa da imagem que passa.
Mas a imagem de seu sucesso é tão lucrativa quanto a de seu fracasso. A carreira de uma celebridade não é acompanhada só de luxo e idolatria, e o que dá mais ibope além do próprio famoso, é a decadência e a exposição ao ridículo deste. A tragédia, o drama e a violência sempre chamam mais atenção.       
Pode ser um dos motivos do porque estão sempre envolvidos em escândalos, e podemos perceber que estes que causam e querem aparecer mesmo que não seja por uma boa impressão, a maioria são os famosos que estão sem ibope, em baixa na mídia.
Então, o que parece, é que alguns famosos se sentem excessivamente pressionados por seus fãs (que querem músicas novas, clipes novos, atitudes novas, shows...), além de precisar manter a “pose do rock and roll”, os que sofrem com a fama e acabam até se matando, são pessoas que estão sem estrutura para agüentar manter essa pose porque se importam demais com a opinião dos outros, precisam da aprovação de todos o tempo todo, são vulneráveis, pressionáveis, estes não resistem muito tempo porque dá muito trabalho, é cansativo tanto física quanto psicológicamente, a pessoa se cobra muito para passar essa imagem de perfeição para o mundo e acaba não aguentando.
Dá para ver que aqueles que se sentem seguros e confortáveis com o sucesso porque são bons no que fazem, sabem que não dá para agradar a todos e acima de tudo ele aprecia e sente prazer com o que faz, não tem esse tipo de problema. Mas como eu disse, tudo depende da pessoa, se não, ninguém iria querer ficar famoso.
Uma boa base familiar é extremamente importante em todos os contextos, mas não posso afirmar que um artista está se drogando ou se matou porque não tinha uma boa estrutura familiar. A questão da família pode tanto afundar quanto fazer um artista estourar na mídia, depende da estrutura interna da pessoa. Um músico pode fazer ótimas letras e melodias exatamente por causa do sofrimento que passou, aprendeu a tocar um instrumento para poder se distrair da loucura que passava dentro de casa. Ou o contrário, pode fazer várias besteiras e falar que é pelo sofrimento da infância, o pai que batia e a mãe alcoólatra. Então é melhor não entrar nestes detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário