quarta-feira, 29 de junho de 2011

Onde tá meu celular?



Um dia desses eu li uma matéria na revista Psique e achei muito interessante, e claro, resolvi compartilhar!
O celular hoje não é mais só pra falar, ligar ou receber ligações. O celular é tudo: maquina fotográfica, computador, internet, mensagem de texto, e a principal função é aproximar as pessoas de um jeito ou de outro.
Hoje em dia a maioria das pessoas não conseguem sair sem o celular, se esquecem por algum motivo é como  se estivesse pelado, faltando uma parte do corpo, dá abstinência e desespero! Por isso, deixam o celular ligado 24h, se sentem rejeitadas quando ninguém liga, e quando faz aquele barulinho de mensagem é pra ganhar o dia! Novidade para vocês, isso tem nome! Chama-se NOMOFOBIA! Esse nome vem do inglês "No+ Mobile+ Fobia" = "Fobia de permanecer sem conexão móvel"(internet e celular).
A pessoa não fica sem o celular nenhum instante, entram num estado de ansiedade e angústia quando estão sem o aparelho, sem crédito, sem sinal ou sem bateria.
Antes de dormir, programam o telefone com o número de médicos, psicólogos e hospitais registrados em ordem por uma numeração específica.
A nomofobia é um transtorno do controle dos impulsos com um forte componente de ansiedade generalizada.
O celular dá a sensação da pessoa estar acompanhada e se sentem mais independentes.
Mas atenção: Gostar muito do celular não significa que você tenha nomofobia, para ter um diagnóstico de uma patologia mais grave, a falta do aparelho acarreta sintomas como taquicardia, suores frios, dor de cabeça, e sensação de nudez. Nesses casos é aconselhável a procura de ajuda psicológica.
Bom, a matéria é enorme, fala do perfil dos nomofóbicos, características, implicações que isso traz, etc. 


~Quem quiser, pode achar essa matéria no número 63 da revista Psique ou caçar na internet, mesmo!

Ps1: É muito bom estar de volta! Prometo postar com mais frequência.
Ps2: Pessoas novas que estão me seguindo, fiquem a vontade para fazer comentários e sejam bem vindos! Não consigo achar o blog de vocês clicando aqui do lado, então coloquem o site nos comentários que eu sigo de volta!

Beijos!

3 comentários:

  1. Téé quanto tempo*-*, tava até com saudade :)
    sobre o post, meu celular atual nem eh dos bons, naõ tem net, nem tv, nem uma camera decente, mas da pra levar, acho que eu não sou muito obcecada pelo celular, mas concerteza conheço gente assim, tenho uma amiga, na escola nova que passa a aula inteira no msn e mensagem de texto no celular e o intervalo liga pra uns meninos de outro estado e fica falando até acabar o intervalo depois volta pro msn e msg, quando ela vai embora ta falado no celular e eu imagino que seja o dia inteiro assim, seu eu reclamo ela briga mas fico preocupada, porque é realmente estranho que ela prefira falar no celular do que que conversar com pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bê!
    Agora que parei de trabalhar e tô de férias pretendo postar mais!
    Hahaha melhor você não se meter entre ela e o celular! Uma hora ela vai perceber que precisa de ajuda (ou não).
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. té, to com um ploblemão ou melhor uma amiga minha, o namorado terminou com ela, e ela tá muito mal por isso, mas até ai tudo bem, mas ela se cortou, no pulso, fez umonte de cortes com uma lâmina, eu dei uma pesquisada sobre automutilação, mas não sei o que eu faço

    ResponderExcluir